Xat Radio Vencendo em Fé

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ


Romanos: 1. 16 – 17
Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. 
Os versos tema desse artigo nos mostram Paulo dizendo que não se envergonha do Evangelho, porque é através dele que Deus salva todos aqueles que creem, já que ele mostra, de uma forma muito clara, a maneira como o Senhor nos recebe, isto é, pela fé, do inicio até o fim. Como está escrito nas Escrituras: “O justo viverá pela fé”.
Nesse ponto gostaríamos de falar um pouco desse conceito de justiça. Para entendermos esse conceito, é necessário que olhemos para a nossa relação com Deus. Nessa relação o homem está sempre errado, em virtude da sua essência pecadora e Deus sempre certo, ou seja, o Senhor é justo e todos aqueles que conseguirem andar de forma correta com Deus e seus mandamentos, também estarão justos.
Então, o que Paulo está querendo dizer é que o Evangelho nos ensina os caminhos para conseguirmos atingir o patamar de correção na relação com Deus e conseguirmos ser justos e é pela fé que nós cremos nesse Evangelho transformador.
É importante dizer que o contexto da época em que Paulo escreveu a carta aos Romanos não era em nada diferente daquele que vivemos hoje, isto é, vivia-se uma situação em que a humanidade estava com os seus conceitos morais totalmente fragilizados, fruto de um comportamento, por parte das pessoas, totalmente em desacordo com o seus ensinamentos.
O que estamos tentando colocar é que, como naquela época, o Evangelho está à disposição de todas as pessoas que quiserem conhecer quem é Deus, porém a escolha sempre será nossa.
O certo é que iremos colher aquilo que plantarmos, ou seja, ninguém planta abacaxi e colhe melancia, mas não podemos esquecer que teremos de conviver com as consequências das nossas escolhas. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Um comentário:

  1. "o Senhor é justo e todos aqueles que conseguirem andar Formula da Reconquista de forma correta com Deus e seus mandamentos, também estarão justos."???

    Se meditarmos na Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, veremos que a expressão "JUSTIÇA" não se coaduna com o conceito atual. A justiça de Deus se revela na obra de Cristo na cruz. Ali todos os nossos erros do passado, presente e futuro foram perdoados e aqueles que eram injustos passam a se tornar justos, visto que através da fé nesta obra de salvação e libertação se opera a nossa justificação, qual seja, o Pai olha para nós e não nos vê, antes vê Cristo em nós.
    O evangelho anuncia que ninguém se torna justo por si mesmo. Assim ninguém consegue, por si mesmo, andar em nenhuma fórmula que o justifique. Ninguém, por si só, anda "de forma correta com Deus e seus mandamentos". Os mandamentos de Deus não foram dados para serem cumpridos, antes para demonstrar ao homem sua incapacidade de cumprí-los (Romanos 7). A fórmula da reconquista se encontra no próprio Deus que ciente da nossa impossibilidade de obedecer aos seus mandamentos, enviou o seu filho para realizar tudo. Enfim, não é andando "corretamente com Deus" que somos transformados em justos, antes, é sendo justificados e santificados por Ele que conseguimos andar nEle e sermos perfeitos como Ele é.

    ResponderExcluir